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Marketing de Conteúdo, Marketing do Conteúdo ou Marketing por Conteúdo?

Por Alex Moraes

“Não importa como você chama, mas, se você não tem uma estratégia de content marketing, está na hora de começar a pensar em ter uma. Mais do que ser a estratégia do futuro, Marketing Por Conteúdo, é o presente. Adapte-se e produza conteúdo, ou…”

 A Oracle, segunda maior empresa de software do mundo (acabou de ultrapassar a IBM), comprou a Compendium, uma plataforma colaborativa de planejamento, produção e distribuição de conteúdo. No fim do ano passado, a mesma Oracle já tinha comprado a Eloqua, outra plataforma de marketing e acompanhamento de resultados. Há muito eu falo da importância que o conteúdo tem para o marketing digital. Das declarações explícitas do Google sobre a importância de conteúdo original e relevante (desde sempre), à aquisição da Compendium pela Oracle, não se pode dizer que houve aumento da importância do Marketing de Conteúdo, só que as grandes empresas despertaram para a importância do Marketing Por Conteúdo e que a corrida começou.

Já falei em outro texto que ceticismo e marketing não devem andar juntos. Antecipar-se às tendências é uma importante característica de bons profissionais de marketing. Quem exige comprovações explícitas para perceber movimentos já sai, pelo menos, atrasado. Para adiantados ou atrasados, o marketing do conteúdo está aí. Aceite-o, adapte-se e inclua-o em seu planejamento de marketing digital.

Ah, e porque essa indefinição de denominação no título? Em uma conversa com meu amigo, grande palestrante e especialista em conteúdo Rafael Rez Oliveira, falei que eu não achava que Marketing de Conteúdo exprimia exatamente o que Content Marketing quer dizer. Ele primeiro brincou que não fazia diferença, pois ele era dono de todos os 3 domínios… Marketing de Conteúdo sempre foi tratado como fazer sites de conteúdo para vender anúncios tipo Adsense e Marketing do Conteúdo pode soar como vender conteúdo desenvolvido apenas para fins de convencimento. Ele propôs Marketing por Conteúdo e eu achei perfeito: a utilização do conteúdo como ferramenta de marketing.

E, afinal, o que é marketing por conteúdo, de conteúdo ou do conteúdo? Marketing por Conteúdo é a estratégia de marketing que usa a criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair e manter clientes (preferencialmente com personas pré-definidas), criar engajamento e levá-los a fazer (mais) negócios com você. É preciso ter uma estratégia consistente de criação, compra ou curadoria de conteúdo que mude ou direcione o comportamento de seus clientes. Uma coisa eu considero chave: ninguém pode contar melhor a sua história do que você.

A definição de sua estratégia de marketing de conteúdo precisa ser organizada e pode ter vários passos. É primordial, porém, que você:

  • Defina persona(s) de seu(s) cliente(s) ideal(is), para quem você escreverá. Esse tipo de segmentação de perfis, por análise de comportamento, ajudará a produzir conteúdo adequado e relevante para quem o acompanha.
  • Determine o(s) objetivo(s) que você pretende atingir com sua estratégia, os tipos de conteúdo e que histórias que serão contadas.
  • Envolva todos os seus colaboradores, mas defina uma pessoa ou equipe de edição, para guiar a produção de conteúdo e criar uma identidade, um padrão.
  • Monte a estratégia de distribuição, veja que formatos e canais utilizará.
  • Produza!

Independentemente de sua estratégia, privilegie a qualidade do conteúdo sobre a quantidade. Organize-se para produzir bem e só depois pense em produzir mais. Não existe algo como muito conteúdo. Seja consistente e agende suas publicações.

Marketing por conteúdo não é nada novo, sua importância é que foi reforçada mais recentemente, quando as buscas determinaram que conteúdo relevante é o que importa, e pelos clientes, cujas decisões de compra não seguem mais os padrões de antes.

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Alex Moraes é especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante. É responsável pelo conteúdo, cursos e eventos da MarketingDigital.com.br, além do canal no Youtube, grupo no LinkedIn, página no Facebook e perfil no Twitter.

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13 de maio de 2015