X

Por que fazer conteúdo em marketing da resultado?

por Jair Italiani

Tem muita gente que me pergunta: afinal o que tanto é esse tal de marketing de conteúdo. Acredito que o nome por si, já deveria ser uma resposta… Mas vamos lá!

Tudo que tem conteúdo é atraente, certo? Do contrário fica a sensação de vazio, de algo incompleto. Você compraria uma caixa de relógios linda, feita com material de ponta, se dentro, o conteúdo, não estivesse um relógio que correspondesse à embalagem?

Então, marketing de conteúdo é exatamente o relógio nessa caixa chamada. Ou simplificando: no universo digital como você vai determinar se um profissional é mesmo capaz do que ele diz ser, se não puder comprovar de alguma forma? Ou um produto que você nunca viu. Você compraria ou algo sem saber absolutamente nada a respeito? Evidente que não!

Então eis o fértil terreno do conteúdo. Quando um profissional tem conteúdo para mostrar sua capacidade, sua autoridade sobre o que faz, ele passa confiança, credibilidade, quebra a barreira e inicia uma relação mais próxima com o possível cliente. O marketing de conteúdo é poderoso porque é influente. Tem um efeito transformador.

Esse é o marketing que faz uma pessoa parar para ler a mensagem, ver a fotografia ou assistir o vídeo. O conteúdo, sendo atrativo, deixa a pessoa pensando e faz com que ela, dali em diante, se comporte de forma diferente.

Além disso, na Internet, as pessoas não procuram publicidade, procuram conteúdos, procuram informação. Hoje, as pessoas são mais informadas e mais exigentes. Por isso, não fazem nada se forem obrigadas a fazer. Muito menos realizam uma compra sob a influência de vozes imperativas, do tipo compre agora, só amanhã… e por aí vai..

Mas essas mesmas pessoas serão capazes de executar alguma tarefa ou de comprar alguma coisa se forem induzidas a esse comportamento, se forem envolvidas, entusiasmadas, incentivadas. É esse o terreno do marketing de conteúdo.

Ah, mas eu não tenho tempo nem sei por conde começar a gerar conteúdo. Bom, aí entra o profissional de marketing de conteúdo…

E pode apostar! Dá muito resultado.

Foto Jair Italiani

Jair Italiani é professor universitário e consultor de Marketing Digital. Jornalista com experiência de mais de 30 anos na produção de conteúdo e pós-graduado em Marketing pelo Instituto de Economia da Unicamp, sócio diretor da TecleBiz Agência de Marketing Digital

Modelo_Banner_TecleBiz_modelo_640_396christian louboutin silver shoes copy Replica Christian Louboutin cheap louboutin faux

8 de janeiro de 2016