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Porque você deveria investir am inbound marketing durante a crise econômica

por Natashy Duarte

Há uma crise econômica, não dá para negar. Analistas do mercado financeiro preveem a retração da economia, causada pelas medidas de reajuste feitas pelo Governo e a desaceleração da economia chinesa. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a previsão é de que a indústria nacional sofra uma queda de 4,5% neste ano, por conta do ajuste fiscal do governo, da crise na Petrobras e da menor disponibilidade de crédito. O setor de serviços também terá um ano difícil, já que as famílias estão contendo gastos.
Mesmo neste cenário, as empresas devem pensar em crescer, mas como? Um dos segredos é não abrir mão de bons investimentos. É nessa hora que inbound marketing surge como uma excelente opção para as empresas que precisam crescer investindo da maneira certa. Segundo dados da pesquisa o estado do inbound marketing no Brasil 2015, realizada pela Hubspot, o custo por lead com marketing tradicional é de R$ 19, enquanto que, com inbound marketing, esse custo cai para R$ 10.
Inbound marketing é a saída para sua empresa crescer de uma forma inovadora, pois, além de custar menos, a concorrência ainda não descobriu essa nova metologia. Segundo a pesquisa, 58% das empresas praticam inbound marketing de alguma forma, mas ainda não usam todas suas ferramentas em conjunto, ou seja, ainda há muito espaço para a sua empresa sair à frente dos concorrentes e surpreender seus consumidores.

Inbound marketing custa menos

As campanhas de marketing tradicional priorizam anúncios em TVs, revistas, jornais, telemarketing que fazem ligações frias, promotores de vendas que empurram seus produtos e serviços, muitas vezes incomodando as pessoas no supermercado ou no semáforo, por exemplo. Com inbound marketing todo o conteúdo criado é disponibilizado online, sem falar que o conteúdo precisa ser valioso para o seu público-alvo e não uma mera propaganda sobre sua empresa. Sem falar que não há custos para criar perfils nas redes sociais e começar a postar conteúdo que será visto e compartilhado.

O alvo é o seu segmento de interesse

Nas campanhas de marketing tradicional (outbound marketing), não dá para segmentar o público, mesmo quando a revista é de negócios, por exemplo, os anúncios podem ser vistos por qualquer pessoa e não necessariamente o público que você quer atingir. Com inbound marketing, você consegue atrair as pessoas que realmente estão interessadas no assunto e querem ler/ver o que você tem a dizer.

Não é despesa, é um investimento

No marketing tradicional você precisa ficar pagando para a sua campanha ser mantida no ar no radio, em outdoors, na TV, etc. Quando o período de contrato acaba, a campanha também some. É por isso que inbound marketing é um investimento. Depois de você investir tempo e um pouco de dinheiro tudo que você já publicou fica online para sempre. Desde que o conteúdo seja valioso para o seu público-alvo, ele sempre será um ativo que atrairá as pessoas para o seu site e as pessoas vão querer falar a respeito, compartilhar, etc.

Como você conquista tudo isso?

Segundo a Hubspot, criadora do termo, inbound marketing é “uma metodologia centrada na criação de conteúdo de qualidade para atrair pessoas para sua empresa e produto”. Ou seja, as pessoas são atraídas para o seu negócio por algo que interessa a elas e não por propostas invasivas, como ocorre no marketing tradicional. Ou seja, com as ferramentas certas são seus clientes potenciais que passam a procurar pelo seu negócio. E tudo com transparência e controle de resultados.
Em inbound marketing você define quais suas metas de marketing digital e vendas e quais os indicadores que serão mensurados. É possível analisar todas as etapas do processo, desde o tráfego até a conversão de clientes e, consequentemente, identificar o que está dando certo, o que pode ser melhorado e o que não traz resultados. Essas informações são extremamente valiosas para aprimorar cada vez mais as campanhas e manter os resultados em constante progresso.

Natashy Duarte trabalha com inbound marketing e marketing de conteúdo.
Artigo publicado originalmente na Hubspotreplica christin loubitons knockoff christian louboutin manolo blahnik imitation blue pumps $99

19 de junho de 2015