Quando eu não sei a resposta

0
212
Foto: Hugh Laurie como Dr. Greg House - NBC Photo: Adam Taylor

Há uns 10 anos eu li pela primeira vez esse artigo – publicado pela revista Exame – do Antônio Ermírio de Moraes, que eu considero ter sido um grande empresário brasileiro. Quem não conhece sua trajetória ou mesmo história, é só dar um pulinho no Google. Vai ver que para construir uma empresa sólida e gigante leva-se tempo e não precisa sangrar os cofres públicos.

Hoje me lembrei do texto depois de ler outro artigo, esse do Luiz Felipe Pondé, sobre a epidemia da inovação, publicado na Folha de São Paulo, um quadro social que está deixando todo mundo sem chão, pois conduz as pessoas, jovens e velhos, a um nível de estresse absurdo. Há uma busca por se reinventar o tempo todo, em todos os os níveis da vida, buscando respostas para manterem-se vivas num mundo infinito, de demandas cada vez maiores. Sempre tendo uma resposta pronta pelo que virá logo adiante.

Segundo Pondé, “neste mundo, o futuro é uma commodity em si mesmo, vendido pelas consultorias de futuro”.

Leia comente… Mais que isso: reflita sobre o assunto. Sabe por quê?

 

Não sei!

Antônio Ermírio de Moraes
Paulo Giandalia / “Valor Econômico”/14-6-2000

Antonio Ermírio de Moraes 

Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena: Você esta olhando pela janela, não há nada especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali. Ai chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta: – Será que vai chover? Se você responder “com certeza”…a sua área é Vendas: O pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo. Se você responder “sei lá, estou pensando em outra coisa”… então sua área é Marketing: O pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando. Se você responder “sim, há uma boa probabilidade”…você é da área de Engenharia: O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números. Se a resposta for “depende”…você nasceu para Recursos Humanos: Uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos. Se você responder “ah, a meteorologia diz que não”….você é da área de Contabilidade: O pessoa da Contabilidade sempre confia mais nos dados do que nos próprios olhos. Se a resposta for “sei lá, mas por via das duvidas eu trouxe um guarda-chuvas”: Então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre preparada para qualquer virada de tempo. Agora, se você responder “não sei”… Há uma boa chance de que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando a diretoria da empresa. De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder “não sei” quando não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação. “Não sei” é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão. Parece simples, mas responder “não sei” é uma das coisas mais difíceis  de se aprender na vida corporativa.

Por quê?

Eu sinceramente “não sei.

Fotos

Divulgação canal Fox

Paulo Giandalia / “Valor Econômico”/14-6-2000

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here