Terceirizar ou não a produção de conteúdo digital: O desafio das agências.

Agências e prestadores de serviços de marketing digital sempre se deparam com um desafio estratégico: produzir conteúdo relevante para seus clientes. Manter o blog atualizado, as contas em redes sociais, elaborar e colocar em prática estratégias de e-mail marketing, produzir eBooks e ferramentas para geração de Leads, além de criar newsletters que desperte o interesse do público acaba sendo muitas vezes um grande entrave para aquela agência que não tem um equipe interna de produtores de conteúdo. Uma vez que a preocupação maior da agência é alinhar as necessidades de conteúdo de um cliente, para assegurar a eficiência da estratégia de Inbound, e garantir que esse cliente esteja atingindo resultados qualitativos, quer seja com conteúdo de  qualidade, ou quantitativos, aumento de tráfego, conversões e Leads.

Três possibilidades para resolver esse problema

Para resolver essa questão, existem três possibilidades. A primeira é adotar um modelo híbrido no qual tanto sua agência quanto uma empresa terceirizada produzam conteúdo para o cliente. A segunda é contratar uma empresa especializada em marketing de conteúdo para produção total do serviço ou na terceira hipótese, assumir toda demanda da produção de conteúdo internamente, arcando com isso, com todos os encargos que recaem sobre sua folha de pagamento, além de mais um tanto de preocupação na hora de executar as atividades.

Cada uma das opções traz seus desafios. Tudo vai depender do anglo pelo qual vai observar a questão. Há que se ponderar entre outras coisas o orçamento disponível para tal, a qualidade do serviço contratado área e uma infinidade de outras questões. Vamos explorar então os cenários e os principais pontos nesses casos.

Terceirizando parcialmente a produção de conteúdo.

Essa é uma alternativa atraente. A opção pela terceirização parcial com empresas de marketing de conteúdo configura-se como uma forma mista entre o conteúdo totalmente terceirizado e a opção pelo trabalho in-home. Atualmente 72% das grandes empresas e 33% de pequenas empresas usam esse método hibrido de produção de conteúdo de marketing.

Ao terceirizar parcialmente a produção de conteúdo você pode dividir o trabalho deixando para a sua equipe interna produzir os conteúdos mais próximos ao fundo de funil.

O sucesso nesse caso é ter escritores capacitados, e nesse caso eu aposto em jornalistas e escrevinhadores, para transmitir os valores da empresa e conectá-los ao público alvo. Como já mencionado, nesse cenário é importante garantir que os jornalistas utilizados pela empresa sejam qualificados na área de conhecimento do seu cliente.

Produção interna de conteúdo.

Quando se prepara uma estratégia de comunicação para um cliente, é muito comum que a agência tenha uma visão bem parcial do conteúdo a ser produzido.  Ao optar produzir internamente tenha a certeza que sua equipe está 100% envolvida na jornada do cliente com a compreensão total de suas necessidades. Lembre-se que essa opção é mais onerosa, mas garante bons resultados e, claro, controle total do processo.

Terceiriza totalmente a produção de conteúdo.

Quando optar por terceirizar totalmente a produção de conteúdo para seus clientes é necessário que o fornecedor tenha um completo entendimento do negócio em que estará trabalhando e esteja envolvido na estratégia. Esse fornecedor precisa participar com sua agência no processo de desenvolvimento da estratégia e garantir acompanhamentos semanais e feedbacks com o cliente, para maximizar os resultados.

Cada caso, um caso.

Para cada tipo de conteúdo de marketing exige-se um tipo específico de prática. Seja um ebook, um infográfico, cada um tem o seu método de criação apropriado. Ao terceirizar a produção de marketing, você poderá dispor de um especialista em cada uma dessas áreas especificas , entregando conteúdo na periodicidade e frequência contratada. Dessa forma, a terceirização da produção poderá ser a resposta para o desafio de inovação constante que o meio digital exige de uma boa estratégia de marketing de uma empresa.

Outra questão muito importante é o controle de qualidade de um material escrito que passa necessariamente pelas questões de adequação gramatical. Há que imagine que, em se tratando de marketing de conteúdo, o resultado convertido nos negócios é sempre mais importante. Mas vamos combinar que um texto mal escrito depõe contra qualquer resultado de conversão!

Então, deixando o trabalho de escrita nas mãos de profissionais, e insisto nesse caso, na contratação de bons jornalistas, o principal controle que você precisará ter terceirizando o marketing é com os resultados e vendas.

Optando pela terceirização a agência torna-se responsável apenas pela definição das suas expectativas em relação ao trabalho da empresa contratada, portanto deixe bem claro para seus fornecedores quais são as expectativas em relação aos resultados e cobre de acordo com o que foi acordado com seu cliente.

Existem outros desafios que uma agência de marketing digital enfrenta quando o assunto é a produção de conteúdo. Mas, isso já é assunto para outro post.

Aproveite o espaço aí embaixo e comente sobre o assunto…

A gente se vê na rede!

Jair Italiani

 imitation christian lob cheap louboutin shoes replica christian laboutin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *